Obras importantes e raras marcam a seleção do 88º leilão de arte Blombô
- Anna Silveira
- 24 de jan. de 2024
- 3 min de leitura

Antes de serem leiloadas, obras podem ser vistas em exposição na Galeria Blombô
Uma seleção de obras de artistas que passam por diversos movimentos da arte brasileira marca o 88º leilão de arte da Blombô. Partindo do movimento acadêmico – com artistas como Eliseu Visconti –, passando pelo moderno – com Antônio Gomide, Alfredo Volpi, Iberê Camargo e Di Cavalcanti –, pelo abstracionismo geométrico – Judith Lauand e Luiz Sacilotto –, abstracionismo informal – Manabu Mabe, Danilo di Prete – até a produção contemporânea – com nomes como Vik Muniz, Nelson Leirner, Solange Pessoa e Anna Maria Maiolino. O pregão será realizado online no dia 30 de janeiro, no site da Blombô: https://blombo.com/leiloes . As 130 obras que integram o leilão compõem a mostra "Do Acadêmico ao Contemporâneo" em exibição de 22 a 30 de janeiro na galeria Blombô, localizada no Jardim Europa, em São Paulo.


A estrela da noite do leilão será uma tela de Alfredo Volpi, com valor de lance inicial em R$ 900 mil. Com 67 X 135,5 centímetros, datada de 1970, "Mastros e bandeiras" é uma das obras que figura entre os trabalhos mais emblemáticos do artista, já que suas formas geométricas bem definidas trouxeram reconhecimento ao ítalo-brasileiro como um dos mais importantes no cenário das artes no Brasil. Outro grande artista, Amilcar de Castro (1920-2002), terá três trabalhos no leilão, sendo uma pintura e duas esculturas. Conhecido pela geometria empregada em obras esculturais, feitas em sua maioria com aço, o artista natural de Paraisópolis, Minas Gerais, é parte fundamental da arte contemporânea brasileira.
Raridade no mercado, a tela de Eliseu Visconti (1866-1944) é uma obra-prima do artista – considerado um mestre da arte impressionista no Brasil – que data de 1898. Trata-se de um óleo sobre tela poucas vezes visto pelo grande público, sendo exibido em 1994 durante a exposição em memória ao cinquentenário de falecimento do artista, no Museu Nacional de Belas Artes. Também foi exposta em outras ocasiões: em 2011/2012, na mostra “Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu Nacional de Belas Artes. Para o leilão, o lance inicial desta obra parte de R$ 40 mil.


Há, ainda, uma grande seleção de arte popular brasileira para o pregão, que apresenta trinta obras da ceramista Noemisa Batista, cinco esculturas de Artur Pereira, quadros de José Antonio da Silva, obras de Mirian, de Agostinho Batista de Freitas e tantos outros. No segmento contemporâneo, se destacam duas obras em tela de Solange Pessoa, artista que vem ganhando cada vez mais projeção internacional. Soma-se à seleção contemporânea uma pintura de Anna Maria Maiolino, artista ítalo-brasileira laureada com o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na próxima Bienal de Veneza, que terá cerimônia de premiação no dia 20 de abril, durante a inauguração da mostra. O núcleo contemporâneo conta ainda com obras de Vik Muniz e Nelson Leirner.
Descrição das obras:
Alfredo Volpi, "Mastros e bandeiras", déc 1970, têmpera sobre tela, assinatura no verso, 67 x 135,5 cm;
Eliseu Visconti, "O colegial", óleo sobre tela, assinatura no canto inferior direito, 45 x 26 cm. Registrado no Projeto Eliseu Visconti sob o código P251;
Anna Maria Maiolino, "Sem título", 1986, óleo sobre eucatex, assinatura no canto inferior esquerdo, 60 x 80 cm;
Noemisa Batista, "Batizado", déc. 1980, cerâmica, assinado, 21 x 24 x 17 cm;
Solange Pessoa, "Sem título", 2015, óleo sobre tela, assinatura no verso, 50 x 55 cm.
Exposição ‘Do Acadêmico ao Contemporâneo’
Galeria Blombô - Av. Cidade Jardim, 86 – Jd. Europa - SP
Período expositivo: de 22 a 30 de janeiro
Horário: de segunda a sexta-feira das 11h às 17h | sábados e domingos das 11h às 16h | fecha nos feriados
Leilão
Dia 30 de janeiro – terça-feira
Horário: a partir das 20h – online
Para participar do leilão, basta fazer o cadastro no site https://blombo.com/leiloes
Email: leiloes@blombo.com
Crédito das reproduções das imagens: Michael Rodrigues
Contato para a imprensa
Jucelini Vilela
11 98045-8301
Commenti